Divergente versus Crítico

O QUE É O BELO?
Não há uma definição absoluta de belo. É algo agradável à vista, algo bonito que nos encanta e enche-nos o coração de tão perfeito e harmonioso que é - uma peça de arte por exemplo. Porque existem tantas opiniões diferentes quando avaliamos uma só peça de arte?

A percepção do belo atinge o seu principal dogma. Cada ser humano avalia o belo à sua própria maneira. Com isto, podermos afirmar que todos temos uma percepção diferente sobre o que é belo. Todos vemos o belo pelos nossos olhos.

A nossa personalidade, educação e valores influenciam a nossa avaliação de belo. Estes traços de personalidade e princípios ditaram emoções e sentimentos ao longo do nosso crescimento. Assim, como o belo invoca de nós o íntimo, obtemos uma reacção a ele espontânea, sempre diferente de pessoa para pessoa.

As nossas experiências pessoais também influenciam a nossa percepção do belo. Cada um de nós passa por situações, vivências e circunstâncias diferentes durante a vida. Essas experiências marcam o nosso íntimo também e deixam memórias. Como fazem parte do domínio emocional, a nossa reacção e avaliação ao belo vai ser afectadas por elas.

Encontraremos sempre a nossa própria percepção do belo. Podemos dizer, portanto, que o belo está dentro de nós.